As calhas protegem sua casa ou empresa de sérios danos provocados pela água. Não apenas de eventuais alagamentos causados por fortes chuvas, mas principalmente prevenindo as fundações de rachaduras e corrosões. Muitos dos danos estruturais de casas e prédios são resultado direto da ação da água e da ausência de calhas.
Quando inspecionar a sua calha
O melhor momento para inspecionar sua calha é durante uma chuva forte. Verifique como está o fluxo de água nos dutos: se ela não estiver sendo corretamente drenada, a calha pode estar parcialmente obstruída por detritos ou a calha tem problemas estruturais. Verifique também a existência de goteiras na casa ou forro.
Quando limpar sua calha
Manter as calhas desobstruídas é muito importante. A operação deve ser feita a cada estação do ano e, mais freqüentemente, se a casa estiver muito próxima a árvores que costumam perder suas folhas no outono ou durante ventanias.
A boa instalação
Os suportes da calha de beiral devem ter, entre si, 90 centímetros. O objetivo é evitar que a calha acabe vergando devido ao peso da água. Para garantir que o escoamento seja eficiente, é necessário ainda que a inclinação média da calha seja de 1%.
Fazendo a água fluir
Outro ponto importante a ser verificado é o do número de condutores, que irão deixar a água vazar. Em geral, estima-se que deve haver pelo menos um condutor para cada 70 metros quadrados de telhado.
Tire proveito do seu telhado, fazendo-o não só funcional, mas estético e decorativo, trazendo à sua residência um ar agradável e diferente.
- OITÃO OU EMPENA: Parede em forma de triângulo acima do pé-direito em cujo vértice apoia-se a viga da cumeeira.
- BEIRAL: Parte saliente da cobertura.
- ÁGUA: Face plana inclinada do telhado, por onde as águas pluviais são direcionadas até as calhas, devido ao caimento.
- CALHA: Elemento coletor e condutor das águas pluviais que fica junto ao beiral.
- ÁGUA FURTADA: É o elemento de dois telhados de duas águas.
- ESPIGÃO: Arremate de duas águas.
- TESTEIRA: Elemento usado para dar acabamento no beiral, encobrindo também a calha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário